Como Atualizar o Plano de Marketing Digital

Como Atualizar o Plano de Marketing Digital: 4 Perguntas Infalíveis

Não há como fugir. Para sobreviver em um mercado progressivamente tecnológico, as empresas precisam investir em Presença Digital. Ocorre que o ambiente de negócios está sofrendo mudanças profundas. Elas precisam absorver muito rapidamente os impactos de pandemias e recessões econômicas, num contexto de revolução industrial. Por isso, vamos fazer quatro perguntas fundamentais para você atualizar o Plano de Marketing Digital da sua empresa. 

Está ficando cada vez mais fácil criar um site e divulgar na internet. Fazer lives, mandar e-mails, escrever artigos no blog e postar em redes sociais são recursos muito comuns e, venhamos e convenhamos, realmente fazem todo o sentido.

Entretanto, na maioria das vezes, estas ações não trazem o retorno esperado pela empresa. Por analogia, cada post se comporta como um dardo atirado sem alvo. Na verdade, ele não foi atirado, foi jogado fora. 

Boa parte das empresas fica copiando o que outras fazem, achando que vai ter o mesmo resultado. Pelo contrário, sofrerá perda de tempo e dinheiro. Com toda certeza, o que funciona em uma não surte o mesmo efeito em outra. Além disso, técnicas equivocadas prejudicam o desempenho das ações e, por isso, não alcançam resultados.

Mas, por que certas empresas têm sucesso na Internet e a sua não?

Em primeiro lugar, estar na Internet é diferente de atuar na Internet. Quer dizer, não adianta nada ficar lá, parado, esperando o cliente ‘clicar’ na sua porta. Isso se parece com um vendedor sentado na calçada na frente da loja. Se vender, vai ser por milagre.

Em segundo lugar, esta atuação precisa ser coordenada, de forma que cada ação potencialize as demais. Elas precisam ter um objetivo claro, com metas realistas. Ainda mais, isso tudo precisa ser coerente com a estratégia da empresa e com o ambiente de negócios.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de um bom Plano de Marketing Digital, que vai dar um direcionamento adequado para todas as ações e criar condições mais favoráveis para as empresas no ambiente digital.

Contudo, para acompanhar as rápidas mudanças no comportamento do consumidor, este planejamento precisa de flexibilidade. Assim como também, visão de curto, médio e longo prazos, para que a empresa possa evoluir confortavelmente na sua caminhada.

Atualizar o Plano de Marketing Digital para Mudar sem Perder o Rumo

Como Atualizar o Plano de Marketing Digita

Adaptar-se às mudanças no comportamento do consumidor exige um acompanhamento atento e permanente. Este tema foi abordado no artigo “O Tempo de Mudança Encurtou: O Que Fazer para Acompanhar o Nosso Tempo?” publicado aqui no blog da ACT4Growth pelo Diretor Consultor Plínio Nogueira. 

No entanto, neste caso, esta tarefa torna-se ainda mais complexa. Isso porque a quantidade de dados gerados é incomensurável e só faz crescer.

Processar tudo isso na mão é impossível. Portanto, torna-se também indispensável lançar mão de ferramentas da Inteligência Artificial. Elas ajudam a processar as informações, identificar tendências e realinhar as estratégias.

A I.A. permite conhecer com profundidade seus clientes atuais e potenciais. Assim, torna-se possível produzir conteúdos relevantes, que trazem retorno concreto para a estratégia.

Decerto, perfis genéricos, apenas com nome, idade, sexo, não são suficientes. Faça pesquisas mais detalhadas, questione sobre preferências e saiba a fundo com quem você está se relacionando.

Existe uma técnica muito boa para elaboração da Persona, que é uma representação do seu consumidor ideal. Ela contempla informações sobre hobby, área de atuação profissional, principais deficiências, maiores aspirações e como você pode ajudar a superar problemas. Isto é, trata-se de um perfil que também tem abordagem psicológica.

Procure a ajuda de um especialista para esta tarefa porque, caso ocorra algum erro nesta etapa, todo o Plano fica comprometido. Nada funcionará direito e, se funcionar, você vai atingir o cliente errado.

Atualizar o Plano de Marketing Digital passa por 5 etapas:

  • Análise de Cenário – para você avaliar se o ambiente de negócios está favorável ou não. Isso altera o resultado final.
  • Segmentação – para saber qual faixa deste mercado tem mais chance de fazer negócio com você e, assim, evitar desperdício de energia.
  • Direcionamento – Identificado o segmento, fazer uma investigação minuciosa e calibrar a mira para atingi-lo.
  • Criação da Persona – saber quem, neste universo de consumidores, tem o perfil ideal para comprar com você.
  • Elaboração das Estratégias – conhecido o ‘cliente ideal’, produzir conteúdo relevante para ele e planejar as ações que vão atraí-lo. 

As 4 Perguntas para Atualizar o Plano de Marketing Digital

Como Atualizar o Plano de Marketing Digital

Certamente, o Plano de Marketing Digital, em si, tem a mesma funcionalidade para toda natureza de negócio, todo porte de empresa, todo setor de atuação, qualquer produto ou serviço.

Isso indica que também existem fatores de sucesso que não estão dentro do Plano. Quer dizer, há questões cruciais a serem resolvidas antes de sua elaboração e também depois, na avaliação dos resultados. 

Veja agora as quatro perguntas que direcionam os principais passos que você deverá seguir:

1 – Qual o Objetivo do seu Negócio?

Ter Presença Digital é pouco porque ela sozinha não garante resultados concretos para a empresa. 

A primeira coisa a se fazer é definir o objetivo do negócio: em que patamar ele está e onde deseja chegar. Se você não sabe para onde vai, o Plano só vai aumentar a desorientação.

Escolha um determinado período de tempo e estabeleça a meta a ser alcançada. Por exemplo: dobrar as vendas no curto prazo. Ou: tornar-se marca líder no médio prazo. 

Depois, tente validá-lo no mercado. Isto é, tente saber se seu objetivo é realista, se está em sintonia com as mudanças, com as novas tendências. Verifique se ainda há espaço, se o espaço é o mesmo, se ele tende à queda ou ao crescimento.

2 – A Quem seu Produto/Serviço Interessa?

Ao contrário do Marketing Tradicional, aqui não se busca aparecer para todo mundo, como em uma propaganda no horário nobre da TV. Mesmo porque, isso não é necessário, já que você não vai fazer negócio com todo mundo, não é mesmo?

Então, você precisa saber exatamente a quem seu produto/serviço interessa. Ele é útil para as pessoas? Quais pessoas?

Como as pessoas utilizam seu produto/serviço, que benefícios elas encontram nele? Que tipo de dor ele resolve ou provoca? Pesquise, questione os seus consumidores e saiba tudo sobre o impacto que você provoca neles. 

3 – Quais as maiores mudanças de comportamento?

Se as pessoas estão mudando o modo de ‘usar’ seu produto/serviço você também terá que mudar o jeito de oferecê-lo. Ou até mesmo fazer alterações nele próprio, para se adequar a este novo comportamento.

Só para exemplificar, quais foram os impactos do isolamento social no jeito das pessoas lidarem com ele e como trabalhar neste ambiente caseiro?

De que maneira a Internet interferiu no acesso a ele e como criar novos canais de comunicação com as pessoas?

Até que ponto a recessão e a falta de recursos financeiros reduziram a frequência de compra e como se adequar a este novo tamanho de bolso?

4 – Como monitorar os seus resultados?

O foco de qualquer negócio está nos resultados concretos. Com isso, fica evidente a importância da mensuração. E este é o maior diferencial do Marketing Digital em comparação com o Tradicional. 

As ações devem ser eficazes, eficientes e efetivas. Os conteúdos devem ficar incríveis, mas também precisam ser úteis para as pessoas. E, como avaliar tudo isso?

Veja alguns pontos que devem ser mensurados e monitorados:

  • Aumento no número de acessos do seu site;
  • Crescimento do número de seguidores nas redes sociais;
  • Publicações com mais curtidas, comentários ou compartilhamentos;
  • Evolução do número de compras;
  • Quantos usuários assinaram a ‘newsletter’ no período.

Existem ferramentas que podem ajudar você nesta tarefa. A recomendação é que você trabalhe com as que utilizam o Machine Learning, ou aprendizado de máquina. Isso porque estes algoritmos conseguem detectar as mudanças no comportamento dos clientes e orientar correções de rumo nas estratégias.

Gostou das nossas perguntas sobre como atualizar o Plano de Marketing Digital? Então, escreva para a gente, conte quais são suas expectativas com relação a este novo mercado digital, dinâmico e desafiador. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×