O ano de 2020 iniciou com a expectativa de mudança, de um novo momento em nosso país e nossa economia. No entanto, do outro lado do planeta, ainda em 2019, acontecia algo cujas proporções estamos percebendo e sentindo agora. Na distante China, depois na Europa e agora nas Américas, estamos sendo invadidos por algo imperceptível, algo cujas capacidades de contaminação e proliferação estão acima de qualquer limite.
Mas, e a tecnologia, nos ajudará a trilhar novos caminhos? Seremos capazes de aprender com o que estamos passando? Como ficarão as nossas vidas e a de nossos familiares e amigos? Como nosso sistema e organização do trabalho responderá a tudo isso?
Diante da adversidade e necessidade de mudança, estamos reencontrando o que havíamos deixado para trás. Começamos a perceber que somos vulneráveis, que pertencemos à um único planeta e este planeta independente de suas fronteiras e governos encontra-se em uma situação de reinvenção.
Em um instante, apertamos o botão de “stop”, deixamos de acelerar freneticamente em direção ao desconhecido e percebemos que o nosso lar, nossa família e acima de tudo, nossa vida, têm valores inestimáveis.
Enfim, reiniciamos nosso “sistema operacional” e ainda não conseguimos compreender o que deve ser corrigido e o que deve ser “deletado”.
Antes da máquina, vem o homem, antes da ação vem o pensamento e isso, exatamente isso, precisamos reconstruir. Reconstruir nosso pensamento, reconstruir nossos modelos mentais, reconstruir nossos valores.
Plinio Nogueira
Diretor Consultor – ACT4Growth
Pingback: Descubra os 4 Segredos do Resgate Profissional - ACT4Growth